Quadricromia na Serigrafia – Intermediário

Moacir Ferreira

Moacir Ferreira

Técnica de impressão que, através de pequenos pontos de retículas, reproduz cores sobrepondo-as. Algumas de suas características são o uso de tintas transparentes e cores primárias (ciano, magenta e amarelo). Ainda que o preto não seja considerado uma cor de cromia, é fundamental no detalhamento do contraste e área de sombra, nas imagens.

Neste artigo vamos mostrar as etapas para construção de um trabalho em quadricromia.

O primeiro passo é ter um bom arquivo. É imprescindível que a imagem esteja em uma resolução compatível com a resultado desejado.

Além disso um não podemos abrir mão de um fotolito de qualidade, ele precisa ser muito eficiente nas áreas de preenchimento para bloquear a passagem de UV, e nas áreas transparentes não podem fazer filtragem dessa luz. O fotolito vai ser determinante para estabelecer limites como área de mínima, máximo e LPI que será impresso.

A arte, foi desenhada exclusivamente para a Genesis, logo a mesma apresenta ótima qualidade de entrada para sua reprodução.

O trabalho em questão, foi impresso em tecidos preto e branco, com a utilização de 4 cores + base branca para dar suporte às demais cores, sendo a cor branca realizada como base reticulada, para conferir melhor toque na estampa.

Cromia

Especificação para realização do trabalho

Fotolito transparência cristal com retícula de 50 LPI

Emulsão: Global YTEX – uma aplicação externa e interna

Tela: 77.48 fios

Tintas: branco plastisol free super macio + plastisol cromia stamp soft

Preparação da matriz

Desengraxe

Emulsionamento

Exposição na mesa UV LED

Acabamento (fechamento das áreas abetas)

Impressão

Para obter melhor resultado é necessário fazer testes de sequência antes da impressão em definitivo.

Nesse trabalho foram feitas 2 sequências diferentes para cada cor de tecido.

Sequência tecido branco: K+Y+M+C.

Sequência tecido preto: BR+Y+C+M+K

Tinta

Utilizamos tintas com concentração pigmentar diferentes na impressão com e sem base branca.

Com base branca utilizamos concentração pigmentar original, nos impressos sobre tecido branco, “cortamos” 30% o ciano e o magenta.

Na impressão em tecido branco foi aplicada uma demão de cada cor com duas puxadas.

No tecido escuro foram 2 demãos de branco com duas puxadas cada, e às demais cores uma demão com 2 puxadas.

Pré-cura

A pré-cura foi realizada com flash cure manual.

Cura

A cura final foi na prensa térmica a 175C° 10 segundos, utilizando uma manta de silicone.

Recomendamos que a cura final siga as orientações do fabricante da tinta.

Resultado

Como características que faz a técnica crescer ao longo dos anos, a quadricromia é capaz de formar centenas de tons utilizando apenas 4 cores (5 nos casos de tecidos escuros), ela demonstra ser um método muito versátil e econômico no ponto de vista de quantidade de telas e formulação de cores especiais.

Leonardo Rocha (Técnico Serigráfico e Professor): Possui graduação em Tecnologia de Produção Gráfica pela faculdade SENAI Theobaldo De Nigris. Tem experiência na área de produção de arquivos digitais para o segmento gráfico de embalagens metálicas, ênfase em Projetos e Planejamento no processo serigráfico. Precursor da oficina de serigrafia para pessoas com deficiência visual. É instrutor na SILKTV Academy.

O seu comentário é muito importante pra nós! Comente abaixo e compartilhe em seus grupos de serigrafia!

FONTE: https://www.moacirferreira.com/post/quadricromia

ARTIGOS - FUTUREPRINT
Future Print

Cores na impressão têxtil serigráfica e digital jato de tinta

Redação FuturePrint | 18 Jun, 2019 As retículas Greyscale da Serigrafia tem tamanhos de pontos variáveis para representar as passagens tonais do claro para o escuro, nas quatro zonas da imagem impressa: Altas Luzes (tonalidades de 1 a 25%), Médias Luzes (26% a 50%), Sombras Médias (51 a 75%), Sombras (76% a 100%). Na impressão

LEIA MAIS »
WILSON GIGLIO
WILSON GIGLIO

Inauguração do PORTAL DA COMUNICAÇÃO VISUAL NO BRASIL

Nos últimos meses tenho acompanhado, mais de perto, todas as dificuldades das empresas, em todo o Brasil, principalmente do ramo de Comunicação visual e semelhantes, por ter um carinho todo especial por este setor. Tenho certeza que todos têm sentido muito o peso deste processo, algumas empresas conseguindo apenas sobreviver, outras conseguindo inovar e apresentar

LEIA MAIS »
ARTIGOS - MOACIR FERREIRA
Moacir Ferreira

Vamos falar sobre pré-impressão? – Iniciante

Antes de falarmos sobre a separação, é fundamental pensarmos na otimização do processo de confecção e acerto de matriz, lembrando que na estamparia o maior ganho que podemos obter é otimização de tempo. Por isso vamos tocar nesse assunto pouco abordado, a padronização na criação e no acerto do arquivo. Modelo de gabarito – Fonte:

LEIA MAIS »

Nunca desista dos seus objetivos

Quero compartilhar com você uma experiência de determinação que tive na noite em que realizei uma sessão de autógrafos e uma palestra na Feira Serigrafia Sign. Você

LEIA MAIS »

Feira FuturePrint 2020 adiada.

Prezado parceiro, Como é de conhecimento da maioria de vocês, que tem participado da FuturePrint nesses 30 anos, e com os quais temos e sempre tivemos uma relação

LEIA MAIS »
Rolar para cima

COMUNICAÇÃO VISUAL NO BRASIL

COMO MEHORAR OS RESULTADOS DA SUA EMPRESA 3ª EDIÇÃO