CHOQUE NA GESTÃO EMPRESARIAL

WILSON GIGLIO

WILSON GIGLIO

Creio que o melhor conceito a respeito desta frase seja:

Dar e criar a oportunidade para o empresário aprender a administrar a sua empresa com competência e segurança, ensinando-o os princípios básicos e compartilhando conhecimentos necessários para que tenha sucesso em sua jornada.

Parece, à princípio, muito simples, mas não é.

Pois o primeiro passo é do próprio empresário admitir que não tem nem o conhecimento, nem a capacidade e nem mesmo o desejo de aprender algo que, no final, fará toda a diferença. É muito difícil uma pessoa admitir que precisa desenvolver-se, principalmente no campo profissional. Admitir isso seria dizer: não tenho capacidade e nem talento para isso, ou dizer: sou um fracasso e não tenho como mudar isso, ou dizer: isso vai demorar muito tempo e não tenho tempo. Na maioria das vezes, o orgulho e a autoestima não permitem estes pensamentos.

Quando o empresário deixa essas bobagens de lado e admite, lá no fundo, que precisa tomar uma decisão a respeito do desenvolvimento da sua empresa e à favor da realização concreta de seus sonhos então tudo isso muda, é possível concretizar todos estes desejos.

Porque CHOQUE NA GESTÃO EMPRESARIAL?

Quando mencionamos a palavra GESTÃO estamos falando da administração, do gerenciamento da empresa, e isso envolve a mesma, como um todo. Não é apenas uma parte, ou um departamento, ou uma tarefa, ou um colaborador. É a empresa inteira, é o organismo empresarial.

Quando se vai ao médico para um checkup não pedimos para sabermos ou termos conhecimento a respeito de apenas um eventual problema, o que queremos é saber se nossa saúde e nosso corpo estão em ordem, saudáveis e sem doenças eminentes.

Consideremos, mantido o parâmetro acima, a gestão igual ou equivalente ao corpo humano. Desta forma quando mencionamos GESTÃO estamos falando em deixar toda a empresa saudável e em condições de permanecer sem problemas, além de pronta para um futuro promissor.

Neste ponto detectamos, através do Diagnóstico Empresarial (equivalente a todos os exames realizados no checkup médico), todos os eventuais problemas na empresa e o que falta para o empresário aprender e se capacitar para deixar a empresa totalmente organizada e administrada com eficiência e competência.

Pois, fica concluído que, o que falta é GESTÃO EMPRESARIAL e é nela que deve ser realizada o CHOQUE.

O que falta, normalmente, NA GESTÃO EMPRESARIAL?

Ou seja, a capacitação do empresário e, eventualmente de seus colaboradores, para que a gestão seja a mais perfeita possível?

Administração, organização, estrutura física e de recursos humanos, controles internos, relatórios gerenciais tais como: fluxo de caixa, capital de giro, ponto de equilíbrio, custos / despesas, formação do preço de venda, balancete / balanço patrimonial, demonstrativo de resultado do exercício, análise econômica / financeira e de rentabilidade, faturamento, curva abc de compras / clientes, estoque e outros procedimentos como o Programa 5S e o mapeamento de processos, que nesta consultoria é explicada somente a base.

Como deve ser realizado o CHOQUE NA GESTÃO EMRPESARIAL?

Como o nome diz, deve ser um CHOQUE e, para fazer corretamente, tem que ser rápido, eficiente, com excelentes resultados e aprendizado intenso.

O tempo não pode ser superior a 90 (noventa) dias, que é o ideal, e a empresa, juntamente com os seus colaboradores, deverão se dedicar ao extremo para atingir estes objetivos.

A consultoria realizada por mim tem 3 (três) visitas técnicas, de uma semana cada, espaçada com algo em torno de 45 (quarenta e cinco) dias entre a primeira e as duas subsequentes.

Quais são as METAS do CHOQUE NA GESTÃO EMPRESARIAL?

As principais são:

– Aumentar o faturamento

– Aumentar a lucratividade

– Reduzir custos e despesas

– Resolver todos os problemas internos

– Otimizar processos

– Treinar toda a equipe

– Organizar a empresa

– Formar uma equipe 100%

Estes são os fatores fundamentais no CHOQUE NA GESTÃO EMPRESARIAL, pois são suficientes para treinar, capacitar e deixar toda a equipe preparada para dar continuidade a tudo o que foi implantado na empresa.

Lógico que existem mais informações, condições a serem preparadas pelo empresário e alguns termos devem ser aceitos.

Para saber mais a respeito consulte https://organizesuaempresacv.com.br/consultoria-choque-de-gestao-2/  para ter uma ideia melhor. Este link refere-se a CONSULTORIA CHOQUE NA GESTÃO EMPRESARIAL de empresas do ramo de COMUNICAÇÃO VISUAL, praticamente a mesma base para qualquer outro tipo de empresa industrial. Para empresas de comércio e serviços a base é a mesma, respeitando-se dos departamentos de ambas.

Fico a disposição caso tenha dúvidas e precise de informações.

NOTICIAS-FESPABRASIL
Fespa Brasil

Live sobre Planejamento e Retomada

O empresário de sucesso é o que está sempre pensando e, claro, executando seus próximos passos. Para tratar do tema “Planejamento e Retomada”, a FESPA Digital Printing vai promover uma live hoje em sua página do Instagram com o diretor da feira, Alexandre Keese, e o CEO da Global Química & Moda, Felipe Sanchez. Será

LEIA MAIS »
NOTICIAS-FUTUREPRINT
Future Print

Oito ou oitenta?

Neste momento, temos muitas confecções com poucas vendas ou quase nenhuma, enquanto outras vendem como se nada estivesse acontecendo. Eduardo Cristian | 14 Mai, 2020 A frase 8/80 nunca foi tão bem empregada se tratando de vendas na atualidade. Neste momento, temos muitas confecções com poucas vendas ou quase nenhuma, enquanto outras vendem como se

LEIA MAIS »
NOTICIAS-GRANDES FORMATOS
Grandes Formatos

Febratex é adiada para fevereiro de 2021

Devido à pandemia do coronavírus e incertezas em relação ao avanço da covid-19, o Febratex Group anunciou o adiamento da Febratex – Feira Brasileira para a Indústria Têxtil e de Confecção. Antes marcado para ocorrer entre 18 e 21 de agosto, o evento agora está marcado para acontecer entre os dias 02 e 05 de

LEIA MAIS »
ARTIGOS - ALEXANDRE ARAÚJO
Alexandre Araújo

Dicas para definir pintura e instalação do ACM: Poliéster ou Kynar

Em minhas viagens pelo Brasil, promovendo cursos e palestras sobre Revestimento em ACM, tenho observado que ainda existem dúvidas nos instaladores em relação aos acabamentos superficiais do painel de ACM e as setas orientativas de instalação. Eles não sabem em que tipo de construção devem utilizar uma pintura com acabamento Poliéster ou PVDF (Kynar) e

LEIA MAIS »
Rolar para cima

COMUNICAÇÃO VISUAL NO BRASIL

COMO MEHORAR OS RESULTADOS DA SUA EMPRESA 3ª EDIÇÃO